Você conhece o processo de elaboração, monitoramento e avaliação do Planejamento Institucional 2018-2022 da Universidade de Brasília (UnB)?
Resultado de uma vasta pesquisa sobre as melhores práticas de planejamento utilizadas em universidades nacionais e internacionais e em instituições públicas e privadas, o Planejamento Institucional da UnB para o ciclo 2018-2022 foi construído com o objetivo de adaptar essas práticas e ferramentas ao contexto da Universidade de Brasília, considerando a sua abrangência e a importância fundamental de integrar o ensino, a pesquisa e a extensão.
Todo o processo está respaldado pelos princípios do respeito à diversidade institucional, da participação e colaboração de toda a comunidade acadêmica, do alinhamento, da comunicação e da continuidade. Confira a seguir o detalhamento desses alicerces:
A estruturação do Planejamento Institucional 2018-2022 da UnB iniciou-se em novembro de 2016 coordenada pela equipe da Diretoria de Planejamento (DPL), unidade integrante do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A metodologia foi concluída em fevereiro de 2017, aprovada em abril deste mesmo ano e contempla as quatro etapas do processo de planejamento da Universidade, conforme ilustrado abaixo:
O Planejamento Institucional 2018-2022 é um importante instrumento de gestão capaz de contribuir para a melhoria dos produtos e serviços ofertados pela Universidade de Brasília no tocante ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão institucional. Como todo plano, sua implementação requer esforço, dedicação e envolvimento de toda a comunidade acadêmica no desafio de transformar a UnB em uma universidade de referência em âmbito nacional e internacional.