A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 da Universidade de Brasília está fundamentada nas normas vigentes do Ministério da Educação. O PDI, elaborado para um período de cinco anos, é o documento que identifica a UnB no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.

O PDI 2018-2022 abarcará o planejamento institucional, tendo como referenciais estratégicos, primordialmente, o Estatuto e o Regimento Geral da UnB, e o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI). A metodologia utilizada para sua construção envolve eixos temáticos e a participação de todos os segmentos da comunidade universitária.  O documento completo será disponibilizado à consulta pública em novembro/2017 e posteriormente será apreciado pelo Conselho de Administração.

A participação de todos é fundamental para que o novo PDI reflita os anseios e os desafios decorrentes do atual contexto nacional e internacional que a Universidade de Brasília está inserida.