1. O que é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)? Para que serve?

O Decreto 5.773, de 09 de maio de 2006 estabelece, entre as várias normativas expressas, as orientações e os procedimentos para a elaboração e análise do PDI. Neste documento, as instituições federais de ensino superior  apresentam a sua filosofia de trabalho, sua missão, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolvem e que pretendem desenvolver, geralmente para um período de cinco anos. 

2. Como foi elaborado o Planejamento Institucional da UnB?

Os trabalhos inerentes ao Planejamento Institucional da UnB para o ciclo 2018-2022 são coordenados pela Diretoria de Planejamento (DPL), unidade vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO).

O Planejamento Institucional contempla as diretrizes formuladas em um processo participativo que envolveu a administração superior e suas áreas estratégicas. Nas etapas 1 e 2, foram definidas a missão, a visão e as diretrizes institucionais consolidadas no mapa estratégico, segundo a metodologia Balanced Scorecard (BSC).

Na etapa 3, as unidades integrantes dos eixos temáticos (áreas institucionais, de gestão e órgãos complementares) elaboraram seus objetivos, indicadores e metas por meio de discussões colaborativas envolvendo suas respectivas equipes na definição dos resultados a serem alcançados até 2022.

A etapa 4 está prevista para 2018, incluindo as atividades de monitoramento, avaliação e revisão de todas as metas previstas para o ciclo. Todo o processo do Planejamento Institucional 2018-2022 é gerenciado pelo sistema FORPDI, desenvolvido no âmbito do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (FORPLAD).

3. Que temas estão compreendidos no PDI?

De acordo com o Decreto 5.773, de 09 de maio de 2006, estabelece os elementos mínimos que deverão constar no PDI, conforme abaixo:

I - Missão, objetivos e metas da instituição, em sua área de atuação, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento, se for o caso;

II - Projeto pedagógico da instituição;

III - Cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos;

IV - Organização didático-pedagógica da instituição;

V - Perfil do corpo docente;

VI - Organização administrativa da instituição;

VII - infraestrutura física e instalações acadêmicas;

VIII - Oferta de educação a distância, sua abrangência e polos de apoio presencial;

IX - Oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado; e

X - Demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras.

De maneira simplificada, podemos definir o PDI como o instrumento de planejamento que reúne a missão, a visão, os valores e as estratégias para o alcance das metas estabelecidas para o período.

4. Qual a diferença entre Planejamento Institucional e PDI?

O Planejamento Institucional é parte integrante do documento PDI. Diferentemente do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que é mais amplo, o Planejamento Institucional define, em termos operacionais, as ações que serão desenvolvidas durante o período estabelecido para alcançar os macro-objetivos da Universidade.

5. O que é o ForPDI?

O sistema ForPDI consiste em uma plataforma aberta de gestão e acompanhamento do PDI e foi desenvolvido no âmbito na Comissão de Planejamento do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) como resultado de pesquisas desenvolvidas pela própria comissão e por instituições parceiras como a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a própria Universidade de Brasília (UnB) e outras universidades que participaram do grupo de trabalho auxiliando nas discussões e no desenvolvimento do software.

Para a construção do ForPDI, a equipe responsável pelo sistema realizou um diagnóstico com todas as 63 universidades federais do Brasil abordando informações relativas à elaboração, ao acompanhamento e à avaliação do PDI. A partir dos resultados desta pesquisa, elaborou-se um documento de referência, já aprovado pelo Forplad, contendo uma proposta de metodologia para a construção do PDI, a qual pode ser utilizada por todas as universidades federais do país. Esta pesquisa fundamentou o desenvolvimento do ForPDI, com uma estrutura informatizada, personalizada e adequada aos normativos da legislação que dispõe sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional. Para acesso às informações completas sobre a metodologia utilizada no ForPDI e download do modelo de referência do Forplad acesse o link: http://forpdi.org/metodologia.php.

6. O que é o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI)?

O Projeto Político Pedagógico Institucional está previsto no art. 16, II, do Decreto nº 5.773/2006 que estabelece a articulação entre o PPPI e o PDI, pois aquele é um dos elementos deste. Sua construção é obrigatória pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996

Diferentemente do PDI, o PPPI é um documento elaborado pela comunidade acadêmica, cujo objetivo é construir as diretrizes acadêmicas e suas prioridades. Para a UnB, muito além da premissa de ser uma instituição produtora de conhecimento, o PPPI deve ressaltar a importância da universidade em desenvolver suas atividades baseada nos valores da ética e respeito à dignidade humana. A partir desses princípios, e com esse compromisso em foco, a comunidade acadêmica responsável por sua elaboração deve empregar todos os esforços necessários para construção dos caminhos para uma nova universidade.

Cabe destacar que o PPPI da UnB está em processo de revisão e apreciação por parte do Conselho Universitário e, somente após a sua aprovação, será disponibilizado no site.

7. Quando o planejamento da minha unidade será realizado?

A construção do Planejamento Institucional 2018-2022 com as unidades da Universidade de Brasília seguirá o Cronograma definido pela Diretoria de Planejamento (DPL) para as áreas integrantes dos eixos temáticos.

8. Como a comunidade universitária poderá contribuir para a construção do PDI?

Toda a comunidade universitária está convidada a participar dos workshops abertos das unidades integrantes dos eixos temáticos. Além disto, em novembro de 2017, está prevista a abertura de Consulta Pública, com ampla divulgação a todos os segmentos da comunidade universitária, para proposição de sugestões e contribuições ao planejamento Institucional e ao PDI. Fique ligado e participe! Sua contribuição é muito importante!